Neandertais: Quem são eles? Quem somos nós?

29/05/2016 15:57

Entre os dias 08 e 10 de junho, o LEIA organiza uma série de palestras intitulada “Neandertais: quem são eles? Quem somos nós?”. As apresentações ficarão a encargo dos pesquisadores Marylène Patou-Mathis e Antoine Lourdeau.

Marylène Patou-Mathis – Muséum National d’Histoire Naturelle

Diretora de Pesquisa do CNRS e responsável pela unidade de Zooarqueologia do Laboratório de Pré-história do MNHN e responsável pelas coleções osteológicas do Instituto de Paloeontologia Humana. Dirige a equipe de pesquisa ” Comportements des Néandertaliens et des Hommes anatomiquement modernes replacés dans leur contexte paléoécologique” de l’’UMR 7194 do CNRS. Durante o processo de renovação do Musée de l’Homme participou como membro do Comitê de Orientação, do Conselho Científico e da Comissão de Exposições Permanentes. Tem dezenas de livros publicados sobre evolução humana, com ênfase na discussão relativa aos Neandertais.

Antoine Lourdeau – Muséum National d’Histoire Naturelle

Atualmente é Maître de Conférences (Professor adjunto) no Departamento de Pré-História do Muséum National d´Histoire Naturelle (Paris, França) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal de Sergipe. Possui doutorado em Pré-história (2010) pela Université Paris-Ouest Nanterre la Défense. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Pré-história, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia lítica, Pré-história brasileira, Tradição Itaparica, Tradição Umbu, Povoamento do Brasil e Povoamento pré-histórico.

Confira informações sobre cada uma das palestras no cartaz abaixo. Todas elas serão no auditório do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC, as 14h.

O evento é uma realização do Programa CAPES-COFECUB 2015-2018. Conta com apoio do Departamento de História da UFSC, do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC e do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MARQUE).

Serão emitidos certificados para os participantes! Inscrições encerradas!

Estamos procedendo a confirmação das inscrições. Entraremos em contato até amanhã (07/06) convocando os inscritos da lista de espera.

cartaz neandertais