LEIA no 13º Mundo de Mulheres e Fazendo Gênero 11

08/08/2017 21:06

Entre 30 de julho e 04 de agosto de 2017 foram realizados na UFSC os eventos 13º Congresso Mundo de Mulheres e Fazendo Gênero 11. O LEIA se fez presente através do simpósio “Escavando gênero: as mulheres e suas produções na história indígena“, organizado pela Dra. Juliana Machado em conjunto com a Dra. Luisa Tombini Witmann e contando com Joziléia Daniza Jagso Kaingang e Walderes Coctá Pripra enquanto debatedoras. Abaixo o resumo do simpósio temático.

Escavando gênero: as mulheres e suas produções na história indígena

Coordenadoras: Juliana Salles Machado Bueno (Universidade Federal de Santa Catarina), Luisa Tombini Wittmann (Universidade do Estado de Santa Catarina)

Resumo: O intuito deste simpósio é refletir sobre o papel das mulheres na história indígena a partir de múltiplas perspectivas. Busca-se aqui uma interface de diálogo entre historiadoras, arqueólogas, antropólogas e representantes indígenas numa tentativa conjunta de compreender o papel e a representação da mulher nas várias formas de construção e difusão da história indígena. Gostariamos de propor uma reflexão sobre a invisibilidade da mulher nas narrativas históricas, pré-coloniais, coloniais e do tempo presente, em contraposição à sua presença constante nos mitos e sua importância nas formas de organização, liderança e representação social indígena desde a conquista européia até os dias de hoje. Cabe aqui também abordarmos a produção das mulheres como pesquisadoras e cientistas neste âmbito, a orientação de nossos próprios problemas de pesquisa, nossas trajetórias e dificuldades dentro do meio acadêmico e profissional. Já entre os temas de pesquisa abordados, ainda que este quadro esteja mudando no contexto mais recente, ainda são muito poucos os trabalhos que se voltam à temática da mulher indígena no passado. Este simpósio é também um espaço para compartilhar resultados de pesquisas sobre o tema da mulher indígena no passado e no tempo presente. É apenas com um maior número e maior diversidade de formas de olhares sobre as mulheres, com uma crescente reflexão sobre a nossas atuações como pesquisadoras e cientistas e sobre os desafios metodológicos que temos que superar para atingir tais abordagens, que conseguiremos construir um quadro mais simétrico sobre o passado e o presente ameríndio e sobre o nosso papel enquanto profissionais que atuam na construção de uma história indígena.

Neste simpósio, a Dra. Juliana Machado apresentou a comunicação Mulheres fazendo história: sobre gênero, construção do conhecimento e biografias.

Participantes do Simpósio Escavando gênero: as mulheres e suas produções na história indígena

Além disso, a Dra. Juliana Machado colaborou com a organização da participação das Mulheres Indígenas no Fazendo Gênero (Exposição, Performances e Fóruns de Debate). Confira abaixo o cartaz com a programação destas atividades, além de imagens da Marcha das Mulheres por Direitos.

Marcha das Mulheres por Direitos. Fonte: Portal Catarinas.

Marcha Mundos de Mulheres por Direitos

A Marcha Internacional Mundos De Mulheres Por Direitos reuniu cerca de 10 mil pessoas, em 02 de agosto nas ruas centrais de Florianópolis. A passeata, que integrou a programação do Seminário Internacional Fazendo Gênero e Congresso Mundos de Mulheres, consagrou o diálogo com os movimentos sociais.#fg11#wwc2017#mm13#somosmuitas

Publicado por Catarinas em Quinta-feira, 10 de agosto de 2017