Falece Teresa Domitila Fossari

09/04/2018 10:25

“É com pesar que comunicamos o falecimento de Teresa Domitila Fossari. Aos seus familiares apresentamos nossas sinceras condolências.

Teresa graduou-se em História pela UFSC (1968); fez o mestrado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1979) e o doutorado em Geografia também pela UFSC (2001). Atuou como Arqueóloga da UFSC, tendo sido Diretora do Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral. Dedicou-se à área de Educação, principalmente, aos seguintes temas: população pré colonial Jê e paisagem da ilha de Santa Catarina”.

Texto publicado no site do CFH/UFSC.

“Em 2010, após alguns anos de UFSC, passei a participar das pesquisas do Laboratório de Arqueologia do Museu Universitário da UFSC. Ao longo de mais de três anos, fui estagiário da Dra. Teresa Fossari. Com ela, pela primeira vez, me senti próximo de alcançar o sonho de “ser arqueólogo”. Participando de vários projetos e atividades do museu, aprendi, com muita ajuda, orientação e atenção dela, a engatinhar e desenvolver os primeiros passos na Arqueologia. Quem a conheceu e com ela conviveu, sabe da responsabilidade e da preocupação dela com o desenvolvimento de uma arqueologia científica e crítica, desvinculada dos jogos políticos e acadêmicos inerentes aos “feudos da arqueologia brasileira”. Concordando ou não com ela no que diz respeito as suas atitudes e perspectivas teorico-metodológicas, é inegável a contribuição dela para o desenvolvimento da arqueologia em Santa Catarina e para a formação de muitos arqueólogos que atuam hoje em dia no estado. Felizmente, tive o prazer de aprender, conversar e debater muitas questões arqueológicas com ela. Além disso, devo ressaltar a atenção e o carinho da Teresa em outras questões pessoais, sempre atenciosa e disposta a ajudar. Infelizmente não pude me despedir, mas reconheço sinceramente e agradeço por todos ensinamentos/oportunidades que ela me proporcionou.

Na foto abaixo, uma das últimas atividades de campo que realizamos juntos, em 2012, no âmbito do licenciamento ambiental da Fazenda da Ressacada – Campus Sul da Ilha/UFSC”.

Prospecção na Fazenda da Ressacada. Agrônomo Marcelo Venturi e arqueóloga Dra. Teresa Fossari. Foto de Lucas Bond Reis.

Por Lucas Bond Reis.