Arqueologia e Educação


Laboratório de Ensino: Arqueologia e Educação

Professora: Juliana Salles Machado

04 créditos – 72h/a

Semestre 2016.2


EMENTA

Estudo do processo de extroversão do conhecimento arqueológico para diferentes públicos e por diferentes meios de comunicação.


OBJETIVO

Refletir sobre como o conhecimento arqueológico tem sido transmitido para diferentes públicos através de diversos meios de comunicação, museus e programas de Educação Patrimonial. Serão analisados livros didáticos, filmes e outros meios de comunicação, como jornais e revistas, além de propostas educativas de Museus e equipes de arqueologia atualmente envolvidas em ações de educação patrimonial. Estes suportes serão utilizados a fim de discutir qual a imagem construído a respeito do arqueólogo e sua profissão. Será dada ênfase ao contexto brasileiro com o intuito de discutir como tem sido construída para o público a relação entre arqueologia e história indígena. Por fim, pretendemos discutir quem constrói o discurso hoje hegemônico na mídia nacional sobre arqueologia, porque e para quem esse discurso é dirigido.


METODOLOGIA

Aulas expositivas, seminários, saídas para Museus, leituras direcionadas e acompanhamento individual dos trabalhos.


CONTEÚDO

1. Arqueologia no Brasil Hoje: do ensino fundamental ao terceiro grau 2. Filmes, revistas e Jornais: o arqueólogo na grande mídia 3. Arqueologia nos Livros didáticos 4. Arqueologia e educação em Museus 5. Os projetos de Educação Patrimonial 6. Arqueologia – passado ou presente? 7. Quem define a agenda?


PROGRAMA


Aulas 01 e 02 – 12/08

Apresentação do Programa

– Conceitos básicos da Arqueologia: o que é, o que faz, com o que trabalha, como trabalha;

– Arqueologia para quem?

– Arqueologia e a construção do passado, Arqueologia, Patrimônio e Identidade;

Archaeology excavation – https://www.youtube.com/watch?v=PcT1vGyJzyg

Archaeology excavation – https://www.youtube.com/watch?v=x9pGbpIPU-Y

Vídeo Fabíola/asurini

Bibliografia

ALMEIDA, M. 2002 O Australopiteco Corcunda. As crianças e a arqueologia em um projeto de Arqueologia Pública nas escolas. Tese de Doutorado, Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.Cap.1: 9-51.

FUNARI, P. 2003 Arqueologia. Editora Contexto.

RAHTZ, P. 1985 Convite à Arqueologia. Imago Editora.


Aulas 3 e 4 – 19/08

História da Arqueologia no Brasil e a construção da Identidade Nacional

Aula expositiva e discussão de texto

Bibliografia

BARRETO, C. 1999/2000, A construção de um passado pré-colonial: uma breve história da Arqueologia no Brasil. Revista USP, n.44: 32-51.

FERREIRA, L.1999 Vestigios de Civilização: O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e a Construção da Arqueologia Imperial (1838-1870)


Aulas 5 e 6 – 26/08

Arqueologia no Brasil Hoje

Temas de pesquisa – o que se sabe e o que se discute em geral na Arqueologia Brasileira hoje

– como se formar arqueólogo

– legislação/iphan – Sociedade de Arqueologia Brasileira

– currículo dos cursos de graduação

Aula expositiva, vídeos e discussão de texto;

Bibliografia

NEVES, E. 1998 Os índios antes de Cabral: arqueologia e história indígena no Brasil. Em Silva, A. e Grupioni, D. (org.) A temática indígena na escola. Editora Global, São Paulo, SP, p.171-196.

BEZERRA, M. 2008 Bicho de nove cabeças: os cursos de graduação e a formação dos arqueólogos no Brasil. Revista de Arqueologia 21(2)139-154.


Aulas 7 e 8 – 02/09 (feriado) e 09/09

Arqueologia, Cultural Material e Patrimônio – discutindo os conceitos

Aula expositiva, vídeos e discussão de texto

Bibliografia

GONÇALVES, J. R. 2003 O patrimônio como categoria de pensamento. Em: Abreu, R. e Chagas, M. Memória e Patrimonio. Lamparina Editora, Rio de Janeiro.

ALMEIDA, M. B. 2003. O publico e o patrimônio arqueológico: reflexões para a arqueologia pública no Brasil. Habitus, v. 1, n. 2.


Aulas 9 e 10 – 16/09

Arqueologia e mídia – Jornais, Revistas, Sites

– Como a sociedade vê a arqueologia?

– realizar entrevistas, depoimentos sobre o que é arqueologia, existe arqueologia no Brasil, quem é o arqueólogo? – Questionário

– notícias em revistas, jornais, internet

Vídeo: Arqueologia, Divulgação e Educação (youtube – produção LAP Unicamp)

Bibliografia

TEGA, G., CAMARGO, V., FERREIRA, M., FUNARIA, P., CARVALHO, A. 2013 Ações do projeto Arqueologia e Divulgação Científica – Diálogos e Saberes: site e documentário. Arqueologia Publica, n.7:75-86.

DIAS, C., DELFINA, C., TEGA-CALIPO, G. FERREIRA, M, GUIMARÃES, M., CARDOSO, V. 2013 Divulgando a arqueologia: comunicando o conhecimento para a sociedade. Ciência e Cultura, volume 65(2):48-52.

TEGA, G. 2011 Arqueologia no Brasil e o panorama atual: os números de 11 anos de divulgação na Folha da São Paulo. Arqueologia Pública, n.4:6-19.


Aulas 11 e 12 – 23/09

Apresentação e avaliação dos trabalhos feito em sala


Aulas 13 e 14 – 30/09

Arqueologia na Escola

– Parâmetros curriculares nacionais: ensino Médio, anos finais e iniciais do ensino fundamental;

– Leitura e análise de livros didáticos – Estudos de caso: Pré-história Geral e do Brasil

Bibliografia

ALMEIDA, M. 2002 O australopiteco corcunda. Tese de Doutorado, Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Cap.1

LIMA, T.A., Arqueologia na construção da identidade nacional: uma disciplina no fio da Navalha. Canindé, Xingó, 2007, n.9:11-24.


Aulas 15 e 16 – 07/10 (*)

Arqueologia e mídia – Cinema

– Filme: Indiana Jones

Bibliografia

CARVALHO, A., SILVA, B. 2013 Arqueologia e socialização do conhecimento: Indiana Jones, mostre-nos o que sabe. Ciência e Cultura, 65(2):45-48.

PYBURN, A 2008 Public Archaeology, Indiana Jones and Honesty. Archaeologies, 4:2. Springer, New York.


Aulas 17 e 18 – 14/10

Arqueologia Educação e Museu

Visita à exposição de arqueologia do MArquE e às demais atividades desenvolvidas no Museu.

Visita ao Museu Catarinense e saida para levantamento do patrimônio arqueológico urbano de Florianópolis.


Aula 19 e 20 – 21/10

Arqueologia na escola

– experiências conhecidas – vídeos, textos, material produzido no projeto “Arqueologia nas Escolas”

Bibliografia

RODRIGUES, R., NISHIKAWA, D. 2013 Projetos Educacionais e Políticas Interventivas no campo do Patrimônio Histórico, Cultural e Arqueológico na região de Araraquara (SP) Arqueologia Pública, n.7:60-74.

FERREIRA, L., RIBEIRO, D., SALLÉS, J. 2011 Arqueologia, Educação e Museus: uma proposta para estágios em História. Arqueologia Pública, n.4:5-12. LABORATÓRIO DE ARQUEOLOGIA PÚBLICA- “De Dinossauros ao Patrimônio”


Aulas 21 e 22 – 28/10 (feriado) e 04/11

Educação Patrimonial

CARNEIRO, Carla Gibertoni. Ações educativas no contexto da arqueologia preventiva: uma proposta para a Amazônia. 2009. 306 p. Tese (Doutorado em Arqueologia) – Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

FERNANDES, T., BROCHIER, L. 2013 A Educação Patrimonial na Avaliação de Impacto Ambiental: possibilidades de aplicação de uma perspectiva de Arqueologia Pública. Arqueologia Pública,n.6:32-43.


Aulas 23 e 24 – 11/11

Para quem serve o passado – Multivocalidade e Patrimônio

FERREIRA, L. 2013 Essas coisas não lhes pertencem: relações entre legislação Arqueológica, cultura material e comunidades. Arqueologia Pública n.7:87-106

BEZERRA, M. 2013 Os sentidos contemporâneos das coisas do passado: reflexões a partir da Amazônia. Arqueologia Pública, n.7:107-122.

SILVA, F. 2013 O passado no presente: narrativas arqueológicas e narrativas indígenas.


Aula 25 e 26 – 18/11 (Sem sala no CFH)

Apresentação dos trabalhos:

– desenvolver roteiro oficinas ou “material didático” para trabalhar com arqueologia nas escolas ou em Museus – pode ser com ensino médio ou ensino fundamental; esse roteiro deverá estar fundamentado, com problematização das questões a serem tratadas, metodologia e material utilizado e deverá ser apresentado em sala; – produção de vídeo sobre arqueologia que possa ser utilizado tanto nesses ambientes – escola/museus – quanto para público mais amplo; – elaborar artigo sobre arqueologia para divulgação, que pudesse ser veiculado em jornais ou revistas de ampla circulação;


Aula 27 e 28 – 25/11 – recuperação


Aula 29 e 30 – 02/12 –  resultado final


BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA, M. 2002 O Australopiteco Corcunda. As crianças e a arqueologia em um projeto de Arqueologia Pública nas escolas. Tese de Doutorado, Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.Cap.1: 9-51.

FUNARI, P. 2003 Arqueologia. Editora Contexto..

RAHTZ, P. 1985 Convite à Arqueologia. Imago Editora.

BARRETO, C. 1999/2000, A construção de um passado pré-colonial: uma breve história da Arqueologia no Brasil. Revista USP, n.44: 32-51.

FERREIRA, L.1999 Vestigios de Civilização: O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e a Construção da Arqueologia Imperial (1838-1870)

NEVES, E. 1998 Os índios antes de Cabral: arqueologia e história indígena no Brasil. Em Silva, A. e Grupioni, D. (org.) A temática indígena na escola. Editora Global, São Paulo, SP, p.171-196.

BEZERRA, M. 2008 Bicho de nove cabeças: os cursos de graduação e a formação dos arqueólogos no Brasil. Revista de Arqueologia 21(2)139-154.

GONÇALVES, J. R. 2003 O patrimônio como categoria de pensamento. Em: Abreu, R. e Chagas, M. Memória e Patrimonio. Lamparina Editora, Rio de Janeiro.

ABREU, R. 2012 Patrimônio: “ampliação” do conceito e processo de patrimonialização. Em Cury, M., Vasconcellos, C., Ortiz, J. (Coord.) Questões indígenas e museus: debates e possibilidades. Brodowski:ACAM Portinari: Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo: Secretaria do Estado da Cultura (SEC)::28-39.

LIMA, T. 2011 Cultura material: a dimensão concreta das relações sociais. Boletim Ciências Humanas do Museu Paraense Emilio Goeldi, v.6, n.1:11-24. ALMEIDA, M. 2002 O Australopiteco Corcunda. As crianças e a arqueologia em um projeto de Arqueologia Pública nas escolas. Tese de Doutorado, Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.Cap.1: 9-51.

TEGA, G., CAMARGO, V., FERREIRA, M., FUNARIA, P., CARVALHO, A. 2013 Ações do projeto Arqueologia e Divulgação Científica – Diálogos e Saberes: site e documentário. Arqueologia Publica, n.7:75-86.

DIAS, C., DELFINA, C., TEGA-CALIPO, G. FERREIRA, M, GUIMARÃES, M., CARDOSO, V. 2013 Divulgando a arqueologia: comunicando o conhecimento para a sociedade. Ciência e Cultura, volume 65(2):48-52.

TEGA, G. 2011 Arqueologia no Brasil e o panorama atual: os números de 11 anos de divulgação na Folha da São Paulo. Arqueologia Pública, n.4:6-19.

CARVALHO, A., SILVA, B. 2013 Arqueologia e socialização do conhecimento: Indiana Jones, mostre-nos o que sabe. Ciência e Cultura, 65(2):45-48.

PYBURN, A 2008 Public Archaeology, Indiana Jones and Honesty. Archaeologies, 4:2. Springer, New York. ALMEIDA, M. 2002 O australopiteco corcunda. Tese de Doutorado, Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.

LIMA, T.A., Arqueologia na construção da identidade nacional: uma disciplina no fio da Navalha. Canindé, Xingó, 2007, n.9:11-24.

RODRIGUES, R., NISHIKAWA, D. 2013 Projetos Educacionais e Políticas Interventivas no campo do Patrimônio Histórico, Cultural e Arqueológico na região de Araraquara (SP) Arqueologia Pública, n.7:60-74.

FERREIRA, L., RIBEIRO, D., SALLÉS, J. 2011 Arqueologia, Educação e Museus: uma proposta para estágios em História. Arqueologia Pública, n.4:5-12. LABORATÓRIO DE ARQUEOLOGIA PÚBLICA- “De Dinossauros ao Patrimônio”

CARNEIRO, Carla Gibertoni. Ações educativas no contexto da arqueologia preventiva: uma proposta para a Amazônia. 2009. 306 p. Tese (Doutorado em Arqueologia) – Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

FERNANDES, T., BROCHIER, L. 2013 A Educação Patrimonial na Avaliação de Impacto Ambiental: possibilidades de aplicação de uma perspectiva de Arqueologia Pública. Arqueologia Pública,n.6:32-43.

FERREIRA, L. 2013 Essas coisas não lhes pertencem: relações entre legislação Arqueológica, cultura material e comunidades. Arqueologia Pública n.7:87-106

BEZERRA, M. 2013 Os sentidos contemporâneos das coisas do passado: reflexões a partir da Amazônia. Arqueologia Pública, n.7:107-122.

SILVA, F. 2013 O passado no presente: narrativas arqueológicas e narrativas indígenas.