História Indígena, Etnohistória e Arqueologia

DISCIPLINA: Seminário da Linha História Indígena, Etnohistória e Arqueologia (2 créditos)

CÓDIGO: HST510084

NÚMERO DE CRÉDITOS: 04-72 horas/aula

PROFESSORA: Dra. Juliana Salles Machado – 02 créditos

Semestre 2018.2

Sala: CFH325

Horário: Quarta-feira, 8h-12h

Horário de atendimento da professora: Sexta, 8h – 11h30

PLANO DE ENSINO

EMENTA

Tendo como eixo temático os ameríndios e suas interconexões históricas para além das fronteiras locais, o seminário desta linha de pesquisa introduz aos alunos sua opção de conjugar pesquisas etnográficas com análises de documentações textuais e materiais abarcando contextos atuais, coloniais e pré-coloniais. A partir de exercícios de leitura, análise de fontes diversas e debates sobre os projetos de pesquisa dos alunos, pretende-se discutir o conjunto de abordagens propostas pela linha que se desdobram em temas tais como memória e representações, conexões globais e formas de interação e resistência, tecnologia e território, cotidiano, cultura material, tradição oral/escrita, e educação e formação intelectual.

OBJETIVOS

O objetivo desta linha de pesquisa é refletir sobre as populações indígenas numa perspectiva de escala global e de longaduração, aliando abordagens teórico-metodológicas da história indígena, da etnohistória e da arqueologia. De caráter multidisciplinar, esta linha busca compreender a diversidade sociocultural destas populações atuais e pretéritas, pautando-se em reivindicações das comunidades indígenas com relação à memória, história e cultura. A integração dessas diferentes abordagens tem o intuito de conferir um caráter histórico para a situação contemporânea das populações indígenas, prerrogativa necessária para atuação em discussões relativas ao lugar do indígena na sociedade brasileira e no mundo, sua diversidade e perspectivas de futuro.

METODOLOGIA

Serão utilizadas as seguintes metodologias: • leitura e debate de textos selecionados; • oficinas de análise de fontes documentais selecionadas; • leitura, apresentação e discussão dos projetos de pesquisa; • participação nos debates durante a apresentação dos projetos. Estas atividades práticas visam permitir o contato dos alunos com metodologias de análises diversas utilizadas nas disciplinas de história, antropologia e arqueologia.

Conteúdo programático

O seminário será oferecido a partir de 3 módulos presenciais condensados e tempos de pesquisa e leituras à distância:

Módulo 1 – Arqueologia e História Indígena: aproximações teóricas e desafios da prática

08/agosto
– apresentação do curso e introdução aos temas do Módulo.

Texto para leitura:
SYMANSKI, Luís Cláudio Pereira. Arqueologia – antropologia ou história? Origens e tendências de um debate epistemológico. Tessituras, Pelotas, v. 2, n. 1, p. 10-39, jan./jun. 2014.

15/ago
– leitura prévia dos textos indicados no programa e disponíveis no site leia.ufsc.br e debate em sala de aula

Textos para leitura:
GULDI, Jo e ARMITAGE, David. The History Manifesto. Cambridge University Press, 2014. Capítulo 1: Going forward by looking back: the rise of longue durée, p.14-37.
MCGRATH, Ann e JEBB, Mary Anne. Long History, Deep time. Deeping histories of place. Australian National University Press. 2015.
SHRYOCK, Andrew e SMAIL, Daniel Lord. Deep History. The Architecture of past and present. University of California Press, 2011. Part One: Problems and Orientations, p.3-54.

Módulo 2 – Oficina de análise de fontes
29/ago e 05/set
– seleção prévia de fontes e exercícios de análise em sala de aula;
Fontes selecionadas pelos próprios alunos matriculados entre fontes materiais, visuais e/ou escritas.

Módulo 3 – Debate de projetos de pesquisa
Participação à distância: setembro – compartilhamento e leitura dos projetos escritos dos alunos matriculados no curso;

19/set e 03/out – debate de projetos de pesquisa e mesa-redonda.

Bibliografia Complementar

BRAUDEL, Fernand. História e ciências sociais. A longa duração. In: Escritos sobre a história. Trad. Jacó Guinsburg e Tereza da Mota. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

FAUSTO, C. e HECKENBERGER, M. 2007 Indigenous History and the History of the Indians. In Fausto, C, Heckenberger, M. (Ed.) 2007 Time and Memory in Indigenous Amazonia. Anthropological Perspectives, University Press of florida, p.1- 43.

GULDI, Jo e ARMITAGE, David. The History Manifesto. Cambridge University Press, 2014. Capítulo 1: Going forward by looking back: the rise of longue durée, p.14-37.

KRENAK, Ailton. O eterno retorno do encontro. In Novaes, Adauto. A outra Margem do Ocidente. MINC-FUNARTE. Companhia das Letras.

LÉVI- STRAUSS, Claude. História e etnologia. In: Antropologia estrutural. Trad. Chaim Katz e Eginardo Pires. 6.ed. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 2003.

SHRYOCK, Andrew e SMAIL, Daniel Lord. Deep History. The Architecture of past and present. University of California Press, 2011. Part One: Problems and Orientations, p.3-54.

SILVA, F. 2013 O passado no presente: narrativas arqueológicas e narrativas indígenas. In Meneses, Lucio. Multivocalidade, no prelo.