Ajude a Frente Indígena de Prevenção e Combate ao COVID-19!

03/04/2020 18:30

Bom dia colegas,

Escrevo para reforçar o pedido de divulgação, apoio e colaboração com a campanha da Frente Indígena e Indigenista de Prevenção e Combate do Coronavírus em Terras Indígenas da Região Sul do Brasil, que conta com a participação e organização de Joziléia Daniza Kaingang, doutoranda do PPGAS-UFSC e coordenadora pedagógica do curso Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, da UFSC, e dos egressos Eunice Antunes (Kerexu Yxapypy) e Davi Timóteo Martins (Werá), também mestrando no PPGAS-UFSC. A Frente divulgou documento dia 30 de março, no qual são explicitadas razões da necessidade e da importância de doações aos povos indígenas da região Sul do Brasil.

É crescente a preocupação referente à situação de especial vulnerabilidade dos Povos Indígenas Guarani, Kaingang e Laklãnõ/Xokleng da região sul do Brasil neste momento em que a pandemia do Coronavírus está se aproximando cada vez mais das aldeias indígenas.

Por que os povos indígenas aqui em Santa Catarina são especialmente vulneráveis? Três razões merecem atenção:

Primeiro, por que as aldeias e os acampamentos indígenas aqui em Santa Catarina em sua maioria se situam próximo as áreas urbanas, o que as expõe agudamente ao risco de contágio pelo coronavírus.

Segundo, porque as comunidades Indígenas são contextos propícios a uma rápida disseminação do vírus pela forma de convivência social das famílias indígenas, que são numerosas e contam com muitos idosos e crianças vivendo juntos e em continuo contato.

E, terceiro, porque uma atividade econômica fundamental para a subsistência das comunidades indígenas é a comercialização de artesanato. Como durante a quarentena eles não podem contar com essa renda, é crucial proporcionar segurança alimentar aos povos indígenas nas atuais condições de isolamento.

COLABORE!

Doações financeiras: campanha “Doa-lá” no link https://doacaolegal.com.br/c/frente-indigena-de-prevencao-e-combate-ao-covid-19?fbclid=IwAR0HbZijZgRmbvV7AnbE2GymCeRQ6l2ITHBx7ogmVl_3OWTfkaL–GgNj3M

Doações de cestas básicas ou alimentos não perecíveis, materiais de higiene e limpeza:
Pontos de coleta nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, nos polos base da SESAI, CRS, CTLS da FUNAI e outros. Os produtos doados serão higienizados pela SESAI antes de seguirem para as comunidades.

Endereços em Santa Catarina:
SESAI
São José – Rua Cap. Pedro Leite, 530 – Barreiros, São José/ SC – (48) 3049-8521
Araquari – (47) 3447-1443
Chapecó – Rua Curitiba, 465 D, Santa Maria. Chapecó/SC. – (49) 3323-3022
Ipuaçu – Rua Pagnocelli, 358, Centro. Ipuaçu/SC. – (49) 3449-0552
FUNAI
São José – Rua Joaquim Vaz, 1322 – Campinas. São José/SC – (48) 3244-0469
Chapecó – Rua Mal. Mascarenhas de Moraes, Parque das Palmeiras. Chapecó/SC. – (49) 3322-0024.
José Boiteux – Rua Primeiro de Maio, 51 – Centro. José Boiteux/SC. – (47) 3352-7352

Professora Dra. Juliana Salles Machado