Campo


Fotos da equipe do LEIA em campo


2018

» Escavação do sítio Rio Krauel, registrado por Walter Piazza na década de 1960, localizado em Presidente Getúlio. Atividade relacionada ao projeto Territorialidades Ameríndias.

 Acesse a galeria de fotos aqui.

» Mapeamento das feições que compõe o sítio Alto Palmeira I, composto por amoladores-polidores fixos, situado em Rio do Cedros. Atividade relacionada ao projeto Territorialidades Ameríndias.

 Acesse a galeria de fotos aqui.

» Reconhecimento de sítios em Alfredo Wagner e Petrolândia. Atividade relacionada ao projeto Territorialidades Ameríndias.

 Acesse a galeria de fotos aqui.

» Escavações no sítio Gruta do Presépio, localizado em Rio do Oeste. Atividade relacionada ao projeto Territorialidades Ameríndias.


2016

» Escavação de sítios líticos a céu aberto localizados em Alfredo Wagner/SC, atividade realizada no âmbito da disciplina Arqueologia: métodos e técnicas, ministrada pelo prof. Lucas Bueno.

 Acesse a galeria de fotos aqui.

» Escavação de sítios líticos a céu aberto localizados em Alfredo Wagner/SC, atividade realizada no âmbito da pesquisa de doutorado de Fernando Silva de Almeida.

 Acesse a galeria de fotos aqui.

» Prospecção em abrigos sob rochas e sítios líticos localizados em Alfredo Wagner/SC, atividade realizada no âmbito da pesquisa de doutorado de Fernando Silva de Almeida.


2015

» Terceira etapa de escavação do sítio Tobias Wagner, localizado em Lomba Alta, interior de Alfredo Wagner/SC. Atividade realizada no âmbito do projeto O contexto Jê Meridional em Alfredo Wagner/SC e devido ao interesse de pesquisa de mestrado do acadêmico Lucas Bond Reis.

 Acesse a galeria de fotos aqui.


2014

» Recadastramento de sítios arqueológicos em Florianópolis, no âmbito do projeto Florianópolis Arqueológica, realizado pela equipe do LEIA a partir de convênio firmado com o IPHAN/SC e contando, também, com financiamento do CNPq através do edital ciências humanas. Atividades realizadas ao longo de todo o ano.


» Escavação e delimitação do Sambaqui do Canto dos Araçás, localizado na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Atividade realizada no âmbito do projeto Florianópolis Arqueológica, no final de julho e início de agosto do ano.


» Reconhecimento de sítios arqueológicos em Alfredo Wagner, município situado na encosta da serra catarinense, no âmbito do projeto O Contexto Jê Meridional em Alfredo Wagner/SC. Atividade realizada em julho.

 Acesse a galeria de fotos aqui.


» Primeira e segunda etapas de escavação do sítio Tobias Wagner, localizado em Lomba Alta, interior de Alfredo Wagner/SC. Atividade realizada no âmbito do projeto O contexto Jê Meridional em Alfredo Wagner/SC e devido ao interesse de pesquisa de mestrado do acadêmico Lucas Bond Reis.

 Acesse a galeria de fotos aqui.


2013

» Escavação do sítio Travessão do Rio Vermelho, localizado no Bairro Rio Vermelho, em Florianópolis. Atividade realizada pela equipe do LEIA e voluntários, entre novembro de 2013 e março de 2014, no âmbito do projeto Florianópolis Arqueológica. Trata-se de um contexto Guarani.

Acesse a galeria de fotos aqui.


» Reconhecimento de sítios arqueológicos no entorno da Lagoa da Conceição e no Rio Vermelho. Atividades realizadas pela equipe do LEIA em julho no âmbito do projeto Florianópolis Arqueológica. Foram visitados os seguintes sítios: Sambaqui Ponta das Almas, Sambaqui Canto dos Araçás, Sambaqui Canto da Lagoa I, Sambaqui Praia Grande I, Sambaqui Porto do Rio Vermelho I e Sambaqui Porto do Rio Vermelho II.

 Acesse a galeria de fotos aqui.


» Saída de campo realizada dia 9 de junho com os acadêmicos da graduação em História que cursam a disciplina Tópico Especial: Arqueologia Brasileira  (HST5932) e com a equipe do LEIA. Foram visitados os sambaquis Jabuticabeira II e Garopaba do Sul I (em Jaguaruna) e Santa Marta I (em Laguna).

 Acesse a galeria de fotos aqui.


2012

» Pesquisa realizada entre 15 de julho e 01 de agosto nos sítios arqueológicos Miracema do Tocantins 5 e Abrigo do Jon, no âmbito do projeto Tecnologia e Território: dispersão e diversificação no povoamento do Planalto Central Brasileiro. Além de integrantes do LEIA, pesquisadores e alunos da UFMG, PUC/GO e UFPE também participaram desta etapa de campo.

 Acesse a galeria de fotos aqui.