Arqueologia e Educação
Laboratório de Ensino: Arqueologia e Educação
Professora: Juliana Salles Machado
04 créditos – 72h/a
Semestre 2016.2
EMENTA
Estudo do processo de extroversão do conhecimento arqueológico para diferentes públicos e por diferentes meios de comunicação.
OBJETIVO
Refletir sobre como o conhecimento arqueológico tem sido transmitido para diferentes públicos através de diversos meios de comunicação, museus e programas de Educação Patrimonial. Serão analisados livros didáticos, filmes e outros meios de comunicação, como jornais e revistas, além de propostas educativas de Museus e equipes de arqueologia atualmente envolvidas em ações de educação patrimonial. Estes suportes serão utilizados a fim de discutir qual a imagem construído a respeito do arqueólogo e sua profissão. Será dada ênfase ao contexto brasileiro com o intuito de discutir como tem sido construída para o público a relação entre arqueologia e história indígena. Por fim, pretendemos discutir quem constrói o discurso hoje hegemônico na mídia nacional sobre arqueologia, porque e para quem esse discurso é dirigido.
METODOLOGIA
Aulas expositivas, seminários, saídas para Museus, leituras direcionadas e acompanhamento individual dos trabalhos.
CONTEÚDO
1. Arqueologia no Brasil Hoje: do ensino fundamental ao terceiro grau 2. Filmes, revistas e Jornais: o arqueólogo na grande mídia 3. Arqueologia nos Livros didáticos 4. Arqueologia e educação em Museus 5. Os projetos de Educação Patrimonial 6. Arqueologia – passado ou presente? 7. Quem define a agenda?
PROGRAMA
Aulas 01 e 02 – 12/08
Apresentação do Programa
– Conceitos básicos da Arqueologia: o que é, o que faz, com o que trabalha, como trabalha;
– Arqueologia para quem?
– Arqueologia e a construção do passado, Arqueologia, Patrimônio e Identidade;
Archaeology excavation – https://www.youtube.com/watch?v=PcT1vGyJzyg
Archaeology excavation – https://www.youtube.com/watch?v=x9pGbpIPU-Y
Vídeo Fabíola/asurini
Bibliografia
ALMEIDA, M. 2002 O Australopiteco Corcunda. As crianças e a arqueologia em um projeto de Arqueologia Pública nas escolas. Tese de Doutorado, Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.Cap.1: 9-51.
FUNARI, P. 2003 Arqueologia. Editora Contexto.
RAHTZ, P. 1985 Convite à Arqueologia. Imago Editora.
Aulas 3 e 4 – 19/08
História da Arqueologia no Brasil e a construção da Identidade Nacional
Aula expositiva e discussão de texto
Bibliografia
BARRETO, C. 1999/2000, A construção de um passado pré-colonial: uma breve história da Arqueologia no Brasil. Revista USP, n.44: 32-51.
FERREIRA, L.1999 Vestigios de Civilização: O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e a Construção da Arqueologia Imperial (1838-1870)
Aulas 5 e 6 – 26/08
Arqueologia no Brasil Hoje
Temas de pesquisa – o que se sabe e o que se discute em geral na Arqueologia Brasileira hoje
– como se formar arqueólogo
– legislação/iphan – Sociedade de Arqueologia Brasileira
– currículo dos cursos de graduação
Aula expositiva, vídeos e discussão de texto;
Bibliografia
NEVES, E. 1998 Os índios antes de Cabral: arqueologia e história indígena no Brasil. Em Silva, A. e Grupioni, D. (org.) A temática indígena na escola. Editora Global, São Paulo, SP, p.171-196.
BEZERRA, M. 2008 Bicho de nove cabeças: os cursos de graduação e a formação dos arqueólogos no Brasil. Revista de Arqueologia 21(2)139-154.
Aulas 7 e 8 – 02/09 (feriado) e 09/09
Arqueologia, Cultural Material e Patrimônio – discutindo os conceitos
Aula expositiva, vídeos e discussão de texto
Bibliografia
GONÇALVES, J. R. 2003 O patrimônio como categoria de pensamento. Em: Abreu, R. e Chagas, M. Memória e Patrimonio. Lamparina Editora, Rio de Janeiro.
ALMEIDA, M. B. 2003. O publico e o patrimônio arqueológico: reflexões para a arqueologia pública no Brasil. Habitus, v. 1, n. 2.
Aulas 9 e 10 – 16/09
Arqueologia e mídia – Jornais, Revistas, Sites
– Como a sociedade vê a arqueologia?
– realizar entrevistas, depoimentos sobre o que é arqueologia, existe arqueologia no Brasil, quem é o arqueólogo? – Questionário
– notícias em revistas, jornais, internet
Vídeo: Arqueologia, Divulgação e Educação (youtube – produção LAP Unicamp)
Bibliografia
TEGA, G., CAMARGO, V., FERREIRA, M., FUNARIA, P., CARVALHO, A. 2013 Ações do projeto Arqueologia e Divulgação Científica – Diálogos e Saberes: site e documentário. Arqueologia Publica, n.7:75-86.
DIAS, C., DELFINA, C., TEGA-CALIPO, G. FERREIRA, M, GUIMARÃES, M., CARDOSO, V. 2013 Divulgando a arqueologia: comunicando o conhecimento para a sociedade. Ciência e Cultura, volume 65(2):48-52.
TEGA, G. 2011 Arqueologia no Brasil e o panorama atual: os números de 11 anos de divulgação na Folha da São Paulo. Arqueologia Pública, n.4:6-19.
Aulas 11 e 12 – 23/09
Apresentação e avaliação dos trabalhos feito em sala
Aulas 13 e 14 – 30/09
Arqueologia na Escola
– Parâmetros curriculares nacionais: ensino Médio, anos finais e iniciais do ensino fundamental;
– Leitura e análise de livros didáticos – Estudos de caso: Pré-história Geral e do Brasil
Bibliografia
ALMEIDA, M. 2002 O australopiteco corcunda. Tese de Doutorado, Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Cap.1
LIMA, T.A., Arqueologia na construção da identidade nacional: uma disciplina no fio da Navalha. Canindé, Xingó, 2007, n.9:11-24.
Aulas 15 e 16 – 07/10 (*)
Arqueologia e mídia – Cinema
– Filme: Indiana Jones
Bibliografia
CARVALHO, A., SILVA, B. 2013 Arqueologia e socialização do conhecimento: Indiana Jones, mostre-nos o que sabe. Ciência e Cultura, 65(2):45-48.
PYBURN, A 2008 Public Archaeology, Indiana Jones and Honesty. Archaeologies, 4:2. Springer, New York.
Aulas 17 e 18 – 14/10
Arqueologia Educação e Museu
Visita à exposição de arqueologia do MArquE e às demais atividades desenvolvidas no Museu.
Visita ao Museu Catarinense e saida para levantamento do patrimônio arqueológico urbano de Florianópolis.
Aula 19 e 20 – 21/10
Arqueologia na escola
– experiências conhecidas – vídeos, textos, material produzido no projeto “Arqueologia nas Escolas”
Bibliografia
RODRIGUES, R., NISHIKAWA, D. 2013 Projetos Educacionais e Políticas Interventivas no campo do Patrimônio Histórico, Cultural e Arqueológico na região de Araraquara (SP) Arqueologia Pública, n.7:60-74.
FERREIRA, L., RIBEIRO, D., SALLÉS, J. 2011 Arqueologia, Educação e Museus: uma proposta para estágios em História. Arqueologia Pública, n.4:5-12. LABORATÓRIO DE ARQUEOLOGIA PÚBLICA- “De Dinossauros ao Patrimônio”
Aulas 21 e 22 – 28/10 (feriado) e 04/11
Educação Patrimonial
CARNEIRO, Carla Gibertoni. Ações educativas no contexto da arqueologia preventiva: uma proposta para a Amazônia. 2009. 306 p. Tese (Doutorado em Arqueologia) – Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.
FERNANDES, T., BROCHIER, L. 2013 A Educação Patrimonial na Avaliação de Impacto Ambiental: possibilidades de aplicação de uma perspectiva de Arqueologia Pública. Arqueologia Pública,n.6:32-43.
Aulas 23 e 24 – 11/11
Para quem serve o passado – Multivocalidade e Patrimônio
FERREIRA, L. 2013 Essas coisas não lhes pertencem: relações entre legislação Arqueológica, cultura material e comunidades. Arqueologia Pública n.7:87-106
BEZERRA, M. 2013 Os sentidos contemporâneos das coisas do passado: reflexões a partir da Amazônia. Arqueologia Pública, n.7:107-122.
SILVA, F. 2013 O passado no presente: narrativas arqueológicas e narrativas indígenas.
Aula 25 e 26 – 18/11 (Sem sala no CFH)
Apresentação dos trabalhos:
– desenvolver roteiro oficinas ou “material didático” para trabalhar com arqueologia nas escolas ou em Museus – pode ser com ensino médio ou ensino fundamental; esse roteiro deverá estar fundamentado, com problematização das questões a serem tratadas, metodologia e material utilizado e deverá ser apresentado em sala; – produção de vídeo sobre arqueologia que possa ser utilizado tanto nesses ambientes – escola/museus – quanto para público mais amplo; – elaborar artigo sobre arqueologia para divulgação, que pudesse ser veiculado em jornais ou revistas de ampla circulação;
Aula 27 e 28 – 25/11 – recuperação
Aula 29 e 30 – 02/12 – resultado final
BIBLIOGRAFIA
ALMEIDA, M. 2002 O Australopiteco Corcunda. As crianças e a arqueologia em um projeto de Arqueologia Pública nas escolas. Tese de Doutorado, Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.Cap.1: 9-51.
FUNARI, P. 2003 Arqueologia. Editora Contexto..
RAHTZ, P. 1985 Convite à Arqueologia. Imago Editora.
BARRETO, C. 1999/2000, A construção de um passado pré-colonial: uma breve história da Arqueologia no Brasil. Revista USP, n.44: 32-51.
FERREIRA, L.1999 Vestigios de Civilização: O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e a Construção da Arqueologia Imperial (1838-1870)
NEVES, E. 1998 Os índios antes de Cabral: arqueologia e história indígena no Brasil. Em Silva, A. e Grupioni, D. (org.) A temática indígena na escola. Editora Global, São Paulo, SP, p.171-196.
BEZERRA, M. 2008 Bicho de nove cabeças: os cursos de graduação e a formação dos arqueólogos no Brasil. Revista de Arqueologia 21(2)139-154.
GONÇALVES, J. R. 2003 O patrimônio como categoria de pensamento. Em: Abreu, R. e Chagas, M. Memória e Patrimonio. Lamparina Editora, Rio de Janeiro.
ABREU, R. 2012 Patrimônio: “ampliação” do conceito e processo de patrimonialização. Em Cury, M., Vasconcellos, C., Ortiz, J. (Coord.) Questões indígenas e museus: debates e possibilidades. Brodowski:ACAM Portinari: Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo: Secretaria do Estado da Cultura (SEC)::28-39.
LIMA, T. 2011 Cultura material: a dimensão concreta das relações sociais. Boletim Ciências Humanas do Museu Paraense Emilio Goeldi, v.6, n.1:11-24. ALMEIDA, M. 2002 O Australopiteco Corcunda. As crianças e a arqueologia em um projeto de Arqueologia Pública nas escolas. Tese de Doutorado, Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.Cap.1: 9-51.
TEGA, G., CAMARGO, V., FERREIRA, M., FUNARIA, P., CARVALHO, A. 2013 Ações do projeto Arqueologia e Divulgação Científica – Diálogos e Saberes: site e documentário. Arqueologia Publica, n.7:75-86.
DIAS, C., DELFINA, C., TEGA-CALIPO, G. FERREIRA, M, GUIMARÃES, M., CARDOSO, V. 2013 Divulgando a arqueologia: comunicando o conhecimento para a sociedade. Ciência e Cultura, volume 65(2):48-52.
TEGA, G. 2011 Arqueologia no Brasil e o panorama atual: os números de 11 anos de divulgação na Folha da São Paulo. Arqueologia Pública, n.4:6-19.
CARVALHO, A., SILVA, B. 2013 Arqueologia e socialização do conhecimento: Indiana Jones, mostre-nos o que sabe. Ciência e Cultura, 65(2):45-48.
PYBURN, A 2008 Public Archaeology, Indiana Jones and Honesty. Archaeologies, 4:2. Springer, New York. ALMEIDA, M. 2002 O australopiteco corcunda. Tese de Doutorado, Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.
LIMA, T.A., Arqueologia na construção da identidade nacional: uma disciplina no fio da Navalha. Canindé, Xingó, 2007, n.9:11-24.
RODRIGUES, R., NISHIKAWA, D. 2013 Projetos Educacionais e Políticas Interventivas no campo do Patrimônio Histórico, Cultural e Arqueológico na região de Araraquara (SP) Arqueologia Pública, n.7:60-74.
FERREIRA, L., RIBEIRO, D., SALLÉS, J. 2011 Arqueologia, Educação e Museus: uma proposta para estágios em História. Arqueologia Pública, n.4:5-12. LABORATÓRIO DE ARQUEOLOGIA PÚBLICA- “De Dinossauros ao Patrimônio”
CARNEIRO, Carla Gibertoni. Ações educativas no contexto da arqueologia preventiva: uma proposta para a Amazônia. 2009. 306 p. Tese (Doutorado em Arqueologia) – Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.
FERNANDES, T., BROCHIER, L. 2013 A Educação Patrimonial na Avaliação de Impacto Ambiental: possibilidades de aplicação de uma perspectiva de Arqueologia Pública. Arqueologia Pública,n.6:32-43.
FERREIRA, L. 2013 Essas coisas não lhes pertencem: relações entre legislação Arqueológica, cultura material e comunidades. Arqueologia Pública n.7:87-106
BEZERRA, M. 2013 Os sentidos contemporâneos das coisas do passado: reflexões a partir da Amazônia. Arqueologia Pública, n.7:107-122.
SILVA, F. 2013 O passado no presente: narrativas arqueológicas e narrativas indígenas.