NOTA DE FALECIMENTO E HOMENAGEM À LUIS MARCELO BALVOA

04/11/2020 22:37

4 de novembro de 2020

NOTA DE FALECIMENTO E HOMENAGEM À LUIS MARCELO BALVOA

Com grande tristeza o LEIA/UFSC  comunica o falecimento no dia 3 de novembro de 2020 de um de nossos integrantes, Luis Marcelo Balvoa, que foi jornalista, aluno do curso de Antropologia desta Universidade e que desde 2019 desenvolvia seu doutorado em Arqueologia na Universidade de Buenos Aires, intitulada “Los Muertos que vós matais: arqueologia de las estratégias de exterminio de los indios ene el sur del brasil, una interfase entre la bioarqueologia y a antropologia forense”.

Marcelo foi um amigo querido por todos, um colega de trabalho presente, cheio de curiosidade e vontade de conhecer e refletir sobre o mundo. Dividiu muitas alegrias com muitos de nós e seu falecimento tão inesperado vai deixar saudade e a sensação de que poderíamos ter aprendido e feito tantas outras coisas juntos.

Marcelo foi também companheiro de vida de nossa amiga, também integrante de nosso laboratório, Luciane Scherer, com quem nos solidarizamos.

Seguimos aqui com os corações apertados, desejando força a família e guardando com carinho todos os momentos que pudemos compartilhar com o Marcelo.

HOMENAGEM por Alejandra Matarrese

Ontem você partiu Marcelo, amigo querido e colega, você subiu ao último cume. Você foi um lutador incansável da vida, uma alma generosa disposta a oferecer uma mão amiga para aqueles que estivessem dispostos a aceitá-la.

Seus anos como jornalista fizeram com que as palavras nunca fugissem do seu lápis e sempre tivessem o valor do respeito.

Estudante e pesquisador curioso e comprometido, que levou suas perguntas de antropólogo ao Aconcágua, a montanha que te viu crescer, para voltar com reflexões e novas histórias para contar sobre o alpinismo contemporâneo.

E o seu espírito inquieto procurava novos desafios.

Você começou a percorrer um caminho que ajudará a tornar visíveis as injustiças que construíram parte da história dos povos indígenas catarinenses. Você nos deixou seu legado. Agora, cabe a nós que ficamos continuar a trilha iniciada.

Seus amigos e sua família ficam aqui celebrando a sua vida na memória dos momentos compartilhados, resgatando sua alegria e sua alma carinhosa.

Nós sempre sentiremos a sua falta.

***

Ayer partiste Marcelo, amigo querido y colega, ascendiste la última cumbre. Fuiste un incansable luchador de la vida, un alma generosa dispuesta a brindar la mano amiga a todos los que estuviesen dispuestos a tomarla.

Tus años de periodista hicieron que las palabras nunca huyeran de tu lápiz y que siempre tuvieran el valor del respeto.

Estudiante e investigador curioso y comprometido, que llevó sus preguntas de antropólogo hacia el Aconcagua, la montaña que te vio crecer, para volver con reflexiones y nuevas historias que contar acerca del alpinismo contemporáneo.

Y tu espíritu inquieto buscaba nuevos desafíos.

Comenzaste a transitar un camino que ayudara a visibilizar las injusticias que construyeron parte de la historia de los pueblos indígenas de Santa Catarina. Nos dejaste tu legado. Ahora nos toca a los que quedamos continuar la huella iniciada.

Tus amigos y tu familia nos quedamos celebrando tu vida en el recuerdo de los momentos compartidos, recuperando tu alegría y tu alma cálida.

Te extrañaremos siempre.

ÁLBUM DE MEMÓRIAS

Marcelo na prospecção arqueológica na região de Alfredo Wagner, 2016. Foto: LEIA/UFSC

Marcelo com equipe do LEIA na região de Alfredo Wagner, 2016. Foto: LEIA/UFSC

Marcelo na prospecção arqueológica do sítio Nova Bremem, Alto Vale do Itajaí, 2019. Foto: LEIA/UFSC

Marcelo com amigos do LEIA em comemoração. Foto Alejandra Matarresse.