Vagas para bolsista PIBIC – 2021 – Projeto Histórias às Margens (informações no post!)

06/08/2021 16:19

VAGAS PARA BOLSISTAS PIBIC

O projeto Histórias às Margens: geografias políticas mundiais e fronteiras territoriais indígenas entre os Andes e a Amazônia no período (pré)colonial e suas repercussões contemporâneas (SIGPEX: 201919060), coordenado pela Profa. Dra. Juliana Salles Machado, abre seleção para 01 vaga de bolsista PIBIC para o projeto/plano de atividade descrito abaixo, para o período de 01/09/2021 a 31/08/2022.

Para a inscrição, as/os/es candidatas/os/es devem enviar por e-mail os seguintes materiais:

1. Histórico escolar;
  2. Uma carta breve explicando seu interesse no projeto e nome completo, CPF, e-mail e telefone.

Podem se inscrever estudantes de História e as inscrições serão aceitas até o dia 12/08/2021 no e-mail juliana.salles.machado@ufsc.br, Assunto: Seleção PIBIC.

Será realizada uma entrevista no dia 13/08/2021 a partir das 14:00h. A cada candidata/o/e será enviado o link e horário para entrevista.

Descrição do Plano de Atividades do Bolsista:

Análise de Fontes Históricas: histórias indígenas na fronteira Andes-Amazônia à época da conquista européia

Objetivos

A partir de uma abordagem interdisciplinar em torno da História Indígena, esta pesquisa procura compreender as relações estabelecidas entre as populações indígenas Andinas e Amazônicas à época da conquista européia (o último período antes do contato – chamado de pós-classico XIII-XV- e a época Colonial – aproximadamente Séculos XV-XVI) e suas repercussões contemporâneas após a criação de uma “fronteira cultural” no periodo colonial e consolidada ao longo dos anos.

Metolodogia

Esta pesquisa esta baseada no levantamento e análise de fontes bibliográficas, iconográficas e históricas (documentais) relativas à problemática da área de pesquisa, cujo recorte temporal, espacial e temático foi detalhado no projeto em anexo.

As fontes históricas serão acessadas online exclusivamente e após sua análise, alguns dados serão sistematizados a partir de um banco de dados. O mesmo procedimento será aplicado às fontes visuais/materiais que serão documentadas a partir seja das fontes primárias, seja da bibliografia pesquisada.

O bolsista deverá produzir um relatório semestral e um relatório anual contendo os resultados das análises realizadas.

Fontes de Análise

Para este plano de trabalho, o bolsista deverá concentrar suas atividades em três fontes históricas, que focam as relações Inca-Amazônia:

GUAMAN POMA DE AYALA, Felipe. Nueva Corónica y buen gobierno, 1613. Disponível: http://www.kb.dk/permalink/2006/poma/info/es/frontpage.htm

GARCILAZO DE LA VEGA, Inca. Los comentarios reales de los incas t. 133-135 [1609, 1617]. Madrid: Biblioteca de Autores Españoles, 1960-65.

ARMENTIA, NICOLÁS. Navegación del Madre de Dios: viaje del padre Nicolás Armentia. 1845-1909. La Paz : Impr. de “La Paz”, 1887.

Para compreender o contexto e a problemática da pesquisa serão selecionadas algumas referências bibliográficas que se debruçaram sobre as populações indígenas na região da pesquisa, a saber:

Saignes, 1985, 1986; Donald Lathrap 1970; Gott 1993; Parssinen et al 2003; e Schaan 2012. Também serão analisados os dados resultantes de pesquisa etnográfica entre as populações indígenas da região, tais como: Nimuendaju 2004; Carneiro da Cunha 1992; Steward 1946-1950; Santos Granero, Descola 2006; e Mendes dos Santos 2011.

Cronograma de Atividades para o Bolsista 1: