[Minicurso SEPEX 2023] Introdução à técnicas de escavação em Arqueologia

10/10/2023 14:23

Esse ano nosso laboratório contará com um minicurso na 20ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da UFSC!

 

Título do Minicurso:
Introdução à técnicas de escavação em Arqueologia

Descrição:
O curso envolverá atividades teóricas (3h) e práticas (5h). Ele será ministrado no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC. A parte teórica envolverá a apresentação de aspectos básicos sobre o que é arqueologia, sítio e registro arqueológico. Serão abordados os principais contextos arqueológicos do sul do Brasil, com especial atenção para o contexto catarinense. Apresentaremos os princípios básicos da pesquisa de campo em arqueologia, com destaque para etapa de escavação de sítios arqueológicos. A parte prática envolverá a simulação de uma escavação arqueológica. Para sua realização construímos uma área de escavação no MArquE, utilizando artefatos arqueológicos que compõem a coleção didática do Museu. Durante a atividade os participantes realizarão todas os procedimentos que compõem uma escavação arqueológica, incluindo os trabalhos de retirada de sedimento, identificação e mapeamento dos vestígios materiais, registro escrito e fotográfico.

Objetivo:
Apresentar conceitos básicos da arqueologia, do contexto arqueológico encontrado em Santa Catarina e dos métodos e técnicas utilizados em escavações arqueológicas.

Público alvo:
Público universitário oriundo de diversos cursos de graduação e pós-graduação da UFSC.

Conteúdo programático:
O que é arqueologia, sítio e registro arqueológico Contexto arqueológico do sul do Brasil Métodos e Técnicas da pesquisa de campo em arqueologia Técnicas de escavação de sítios arqueológicos

Responsável pelo minicurso:
Lucas de Melo Reis Bueno

Ministrantes:
Lorena Nogueira, Bettina Denardi, Thiago Pereira, Bruno Labrador e Morgan Schmidt.

Colaboradores:
Matías Kalina e Matheus Fedechen.

Vagas:
15

O curso será ministrado no dia 23/10 pela manhã (8h – 12h) e tarde (14h e 18h) no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC.

Inscrições AQUI!

Mais informações no site da SEPEX.

 

Nos visite no nosso estande também!