Laboratório de Ensino:História Indígena (HST 7004)

Disciplina: HST 7004 Laboratório de Ensino: História Indígena
(PCC 72 horas/aula)
Semestre: 2020.1                  Horário: 508204
Professora: Juliana Salles Machado
Email: juliana.salles.machado@ufsc.br

(PDF da Ementa 2020.1)
1. Ementa:
Essa disciplina tem como objetivo refletir sobre as metodologias e aplicabilidades do ensino da história indígena em sala de aula. Visa o encaminhamento de leituras orientadas, discussão, elaboração e apresentação de atividades propostas, envolvendo a prática e as dificuldades da aplicabilidade dessas metodologias no seu conjunto e/ou isoladamente.
2. Objetivos:
Dar condições ao graduado em História de exercer sua profissão, tanto no magistério quanto em qualquer setor, onde se exija a produção crítica do conhecimento histórico. Incentivar a valorização do ensino de História Indígena inserida no princípio da contemporaneidade histórica. Proporcionar o conhecimento histórico das populações indígenas. Estimular o interesse pela pesquisa histórica. Desenvolver atividades de debates e críticas sobre textos específicos. Perceber o indígena enquanto sujeito histórico.
3. Metodologia:

Aulas expositivo-participativas, incluindo debates, oficinas e mesas-redondas;
Elaboração e aplicação de entrevista com professor da educação básica sobre o ensino de história indígena;
Produção de uma atividade educativa sobre a temática indígena, como proposta de subsídio para a educação básica;
Criação de projeto e aplicação de roteiro/intervenção para mostra de história pública sobre a temática indígena;
As atividades poderão ser realizadas em duplas ou individualmente, a critério do/a acadêmico/a.

3.1 Prática como Componente Curricular (PCC)
Os acadêmicos deverão entrevistar um professor da educação básica sobre o
ensino de história indígena e produzir uma atividade lúdico/educativa, como
proposta de subsídio para a educação básica.

 
4. Avaliação:

1. Participação nas oficinas com intervenções nas práticas e debates (duas oficinas cada uma com notas de 0 a 5, somando um total de 10 pontos);
2. Realização de entrevista sobre o ensino de história indígena com elaboração, aplicação e entrega de uma atividade lúdico/educativa sobre história indígena (entrega de relatório escrito) – trabalho individual ou em dupla (10 pontos);
3. Participação e desempenho nas mesas-redondas com apresentação das entrevistas e atividades didáticas realizadas (duas mesas-redondas cada uma com notas de 0 a 5, somando um total de 10 pontos).

4. Elaboração de projeto e sua aplicação em Mostra conjunta de roteiro/intervenção com História Pública – Trabalho individual/dupla (10 pontos).

• A nota das avaliações acima serao somadas e dividas por quarto. De zero a um ponto será acrescentando pela participação nos debates e experiências em sala de aula.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
SOBRE A RECUPERAÇÃO
a. Deverá realizar uma prova de recuperação o(a) aluno(a) que obtiver freqüência suficiente e média final entre 2,0 e 6,0;
b. A nota final da disciplina será definida pela média simples entre a média final e a nota obtida na prova de recuperação.

 
SOBRE PLÁGIO
Todas as avaliações escritas entregues, exceto provas dissertativas em sala de aula, devem ser entregues digitalmente em word ou PDF e serão submetidas aos softwares anti-plágio. Tendo sido constatado plágio o/a aluno/a automaticamente terá sua nota zerada.

PROGRAMA

AULA 1 – 05/03
Apresentação do Programa
Introdução à História Indígena e suas fontes

AULA 2 – 12/03
Os povos indígenas no Brasil: passado e presente
Texto 1
KRENAK. Antes o mundo não existia. In Tempo e História. 1994 (PDF)

Texto 2
OLIVEIRA, J. P.. O Nascimento Do Brasil: Revisão de um Paradigma Historiográfico. 2016 (Capítulo 1: P.45)

Texto 3
CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Introdução a uma História Indígena. História dos índios no Brasil. Companhia das Letras, São Paulo, 1992: 9-26.

AULA 3 – 19/03
O silenciamento histórico e a virada histórica e a nova história indígena
Texto 1.
MONTEIRO, John. Tupis, Tapuias e Historiadores. Estudos de Historia Indígena e do Indigenismo. Tese de Livre-docência. UNICAMP, Campinas, 2001. Introdução: Redescobrindo os índios na América Portuguesa, Pp. 1-11.
Texto 2
MONTEIRO, JOHN. O desafio da história indígena no Brasil. In a Temática indígena na escola. P. 221-236
Texto 3
Almeida, Maria Regina Celestino. A atuação dos indígenas na História do Brasil: revisões historiográficas. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 37, nº 75, 2017.

 
AULA 4 – 26/03
Oralidade História Indígena
OFICINA: COMO REALIZAR ENTREVISTA/HISTÓRIA ORAL?
Elaboração das questões a serem aplicadas aos professores da Ed. Básica

Texto 1
BANIWA, Gersem. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006.
Texto 2
BARBOSA, João Mithia Antunha; MEZACASA, Roseline. FAGUNDES , Marcelo Gonzalez Brasil. A oralidade como fonte para a escrita das Histórias Indígenas Tellus, Campo Grande, MS, ano 18, n. 37, p. 121-145, set./dez. 2018.

 
AULA 5 – 02/04
OFICINA DE FONTES DA HISTÓRIA INDÍGENA
– pesquisa e organização de biblioteca de autores indígena por tema
Texto 1

FREIRE, Carlos Augusto da Rocha (org.). Memória do SPI: textos, imagens e documentos sobre o Serviço de Proteção aos Índios. Rio de Janeiro: Museu do Índio – FUNAI, 2011. (será trabalhado em aula)
AULA 6 – 09/04
Práticas de Ensino em História Indígena: áudio-visuais
FILME: As Hiper Mulheres. Produção: Aikax, Museu Nacional – DKK, Vídeo nas Aldeias.

 

AULA 7 – 16/04 AULA CONJUNTA COM HISTÓRIA PÚBLICA
Práticas de Ensino em História Indígena: redes e mídias digitais
Projeto Fag.Tar
– PRODUZINDO VISIBILIDADE DIGITAL

 
AULA 8 – 23/04
Práticas de Ensino em História Indígena: Jogos
VISITA AO LABHIN e dinâmica com os livros e materiais produzidos pela equipe do LABHIN: manuseio, leitura, comentários
Texto 1
NÖTZOLD, Ana Lúcia Vulfe; ROSA, Helena Alpini. (orgs.). História e Cultura Indígena de Santa Catarina através das escolas. 1. Ed. Florianópolis: Pandion, 2011.

 

AULA 9 – 30/04
SEPEX

 
AULA 10 – 05/05 TERÇA AULA CONJUNTA COM HISTÓRIA PÚBLICA
AULA EXTERNA NO HORTO- Medicina UFSC
Práticas de Ensino em História Indígena: roteiros
Projeto Jardins da História
-CRIANDO ROTEIROS COM PLANTAS INDÍGENAS

 

 

AULA 11 – 14/05
Mesa-Redonda com TEMAS para elaboração da atividade de PCC 27/03 Conversar com o professor e aplicação da entrevista

 

AULA 12– 21/05
Educação e Ensino de História Indígena
Escolha do TEMA de interesse + Entrega do Plano de Ensino
Texto 1
SILVA, Edson. O ensino de História Indígena: possibilidades, exigências e desafios com base na Lei 11.645/2008. Revista História Hoje, v. 1, no 2, p. 213-223 – 2012
Texto 2
TASSINARI, Antonella Maria Imperatriz & GOBBI, Izabel. Políticas Públicas e Educação Para e Sobre Indígenas. 26ª Reunião Brasileira de Antropologia. Anais 26ª RBA. Porto Seguro.

Texto 3
WITTMANN, Luisa Tombini. Introdução ou a Escrita da História Indígena.

AULA 13 – 28/05
Autores Indígenas
Texto 1
KOPENAWA, D.; ALBERT, B. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. Tradução Perrone-Moisés, 1ª ed. São Paulo, Companhia das Letras, 2009.
Texto. 2
MUNDURUKU, Daniel. As serpentes que roubaram a noite: e outros mitos. São Paulo: Peirópolis, 2001.
Texto 3
ANTUNES, Adão Karai Tataendy. Palavras do Xeramõi. Holambra: Cuca Fresca, 2008.
Texto 4
KRENAK, Ailton. O eterno retorno do encontro. In: Novaes, Adauto. A outra Margem do Ocidente. MINC-FUNARTE. Companhia das Letras.

 
AULA 14 – 04/06
Mesa-redonda
Apresentações e debates das entrevistas realizadas

Aplicação de atividades didáticas sobre a temática indígena

 
AULA 15 – 11/06 FERIADO

 
AULA 16 – 18/06

 

Preparação para mostra de roteiros e intervenções

 
AULA 17 – 25/06
MOSTRA CFH DE ROTEIROS E INTERVENÇÕES
MOSTRA CONJUNTA HISTÓRIA INDÍGENA E HISTÓRIA PÚBLICA

 
AULA 18 – 02/07
RECUPERAÇÃO

 

 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALMEIDA, Maria Regina Celestino. A atuação dos indígenas na História do Brasil: revisões historiográficas. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 37, nº 75, 2017.
ALMEIDA, Regina C. O Nascimento Do Brasil: Revisão de um Paradigma Historiográfico (Capítulo 1: P.45)
ANTUNES, Adão Karai Tataendy. Palavras do Xeramõi. Holambra: Cuca Fresca, 2008. BANIWA, Gersem. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação,
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006.
BARBOSA. João Mithia Antunha; Mezacasa, Roseline. Fagundes , Marcelo Gonzalez Brasil. A oralidade como fonte para a escrita das Histórias Indígenas Tellus, Campo Grande, MS, ano 18, n. 37, p. 121-145, set./dez. 2018.
CUNHA, Manuela Carneiro. História dos Índios do Brasil. Companhia das Letras 1992.
FREIRE, Carlos Augusto da Rocha (org.). Memória do SPI: textos, imagens e documentos sobre o Serviço de Proteção aos Índios. Rio de Janeiro: Museu do Índio – FUNAI, 2011.
KOPENAWA, D.; ALBERT, B. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. Tradução Perrone-Moisés, 1ª ed. São Paulo, Companhia das Letras, 2009.
MONTEIRO, John. Tupis, Tapuias e Historiadores. Estudos de Historia Indígena e do Indigenismo. Tese de Livre-docência. UNICAMP, Campinas, 2001. Introdução: Redescobrindo os índios na América Portuguesa, Pp. 1-11.
MUNDURUKU, Daniel. As serpentes que roubaram a noite: e outros mitos. São Paulo: Peirópolis, 2001.
NÖTZOLD, Ana Lúcia Vulfe; ROSA, Helena Alpini. (orgs.). História e CulturaIndígena de Santa Catarina através das escolas. 1. Ed. Florianópolis:Pandion, 2011.
SILVA, Aracy Lopes; GRUPIONI, Luís Donisete Benzi (orgs). A temática indígenana escola: novos subsídios para professores de 1o e 2o graus. Brasília: MEC/MARI/UNESCO, 1995. SUMA ETNOLÓGICA BRASILEIRA.
SILVA, Edson. O ensino de História Indígena: possibilidades, exigências e desafios com base na Lei 11.645/2008. Revista História Hoje, v. 1, no 2, p. 213-223 –2012.
TASSINARI, Antonella Maria Imperatriz & Gobbi, Izabel. Políticas Públicas e Educação Para e Sobre Indígenas, Anais 26ª RBA
VIDAL, L; DILVA, A. O sistema de objetos nas sociedades indígenas: arte e cultura material. In. Aracy Lopes da Silva; Luís Donizete B. Grupioni (org.) A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º
graus, MEC/UNESCO, 1995.
WITTMANN, Luisa Tombini. Introdução ou a Escrita da História Indígena.