Poster destaque na V Semana Internacional de Arqueologia MAE/USP

07/08/2017 18:47

No evento V Semana Internacional de Arqueologia dos discentes do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, realizado entre 8 e 12 de maio de 2017, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, a estudante de graduação em História (UFSC) Victória Pozzebon Scabora, contando com coautoria da Dra. Juliana Machado, recebeu um reconhecimento de destaque pela apresentação de melhor poster. Confira abaixo o resumo e clique aqui para ver o poster.

Mulher Indígena: histórias de vida e saber-fazer

Esta pesquisa tem como objetivo um estudo etnoarqueológico sobre o saber-fazer das mulheres indígenas da região sul do Brasil. Trata-se de uma análise sobre seus papéis históricos e contemporâneos a partir de depoimentos, repertórios materiais e fontes etnográficas, incluindo as populações Laklãnõ Xokleng, Guarani e Kaingang do Estado de Santa Catarina. Este projeto será realizado em três etapas: a análise de etnografias que enfoquem questões de Gênero em populações ameríndias; a realização de entrevistas com mulheres indígenas, incluindo interlocutoras acadêmicas e moradoras das TI’s próximas a Florianópolis; e a análise tecnológica de elementos da produção material pré-colonial e contemporânea.